top of page
Search
  • Catedra Eduardo Lourenço

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento, projeto Obra de Eduardo Lourenço


A ACEL Cátedra Eduardo Lourenço (Camões-Universidade de Bolonha), fundada em 2007 é um espaço de investigação e formação. Tem aberto um concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do projeto Eduardo Lourenço Obra completa, sob a coordenação de Roberto Vecchi e de Margarida Calafate Ribeiro.e. O período de candidaturas vai até 14 de Maio de 2023 Pretende-se que os/as candidatos/as tenham experiência na investigação e tratamento de dados, manuscritos, fontes diversas e fontes bibliográficas de diferente a natureza. Privilegia-se a capacidade de construir e operacionalizar bases de dados e um conhecimento o da obra de Eduardo Lourenço, da bibliografia crítica que foi dedicada à sua obra e do contexto cultural, em particular, literário e filosófico, português do século 20.

Requisitos e critérios preferenciais de admissão, com a respetiva ponderação: 1. Doutoramento em Literaturas ou noutra área Ciências Sociais e Humanidades ou (20%); 2. Experiência de investigação, comprovada por tratamento de materiais textuais, por construção de bases de dados de textos e referências, por publicações científicas, participação em projetos de investigação (20%); 3. Conhecimento aprofundado dos temas do projeto (20%); 4. Excelente domínio da língua portuguesa com comprovada capacidade de editing e escrita (20%)

5. Capacidade de trabalho em biblioteca e arquivos em Lisboa (20%) A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Junho de 2023. O contrato de bolsa poderá ser renovado, de acordo com o bom desempenho das atividades desenvolvidas.

As candidaturas formuladas com toda a documentação considerada útil para a apreciação do perfil da/do candidata/o deverá ser enviada para o email acel@catedraeduardolourenco.com

a) Carta de motivação com indicação da referência do concurso, endereço de correio eletrónico e telefone de contacto;

b) Curriculum Vitae detalhado;

c) Cópia dos certificados de habilitações;

d) Cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes.


As candidaturas deverão ser enviadas por via eletrónica para o email acel@catedraeduardolourenco.com


Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico. As atas do processo de seleção serão disponibilizadas para consulta pública. Após a receção do resultado, os/as candidatos/as dispõem de 10 dias úteis para solicitarem esclarecimentos ou apresentarem uma reclamação aos resultados em sede de audiência prévia.





43 views0 comments
bottom of page